Conheça Lisboa

ww

Clima

O clima mediterrâneo de Lisboa atrai muitos turistas em agosto, quando a maioria dos moradores locais seguem para os seus destinos de férias e as temperaturas são quentes. Os meses que antecedem o verão são mais leves e cheios de festas populares, música em jardins e praças do bairro, ruas cheias com o cheiro de sardinhas, e bares e restaurantes que ficam abertos até tarde da noite. Os longos dias de Junho e Julho oferecem a oportunidade de desfrutar o fim do dia num terraço. Setembro é marcado pela luz maravilhosa e alteração das cores, com muitos eventos ainda em curso.

ee

Passear

As opções de transporte em Lisboa são muitas. Incluem autocarros, metros, táxis, comboios e não nos podemos esquecer dos clássicos elétricos amarelos. A melhor opção é comprar e carregar o green card (Viva Viagem) e utiliza-los nos pagamento dos transportes, incluindo teleféricos e elevadores (Lavra ou Santa Justa). De comboio poderá conhecer as praias e vilas como Sintra e Cascais. Os Ferries permitem-lhe  atravessar o rio Tejo e ver Lisboa a partir do outro lado.

ff

Cultura

Há muito para se ver e viver. Lisboa está cheia de igrejas centenárias, palácios e mansões. Museus estão espalhados por toda a cidade, tomando lugar de destaque o Museu Nacional do Azulejo e o Centro de Arte Moderna. Aprecie a arte da cidade dentro de galerias, no exterior dos edifícios ou mesmo em forma de grafite nas paredes da cidade. Não deixe de visitar as nossas igrejas e a Catedral de Lisboa e se a curiosidade permitir, em campo de ourique poderá visitar a casa daquele que foi o maior escritor português, Fernando Pessoa.

fp

Festivais

No verão poderá ouvir jazz e concertos gratuitos nos jardins e nas praças, assistir a festivais de dança e desfrutar dos eventos locais. O resto do ano é preenchido com festivais internacionais de cinema Francês, Italiano, espanhol e produções independentes. Os festivais gastronômicos são também uma ótima maneira de conhecer os produtos locais e a cozinha tradicional.

al

Como Chegar

Venha de avião, carro, barco, autocarro ou mesmo de comboio. A companhia aérea Portuguesa é a TAP, mas hoje em dia muitos voos de companhias aéreas de baixo custo, aterram no aeroporto de Lisboa, a principal porta de entrada internacional em Portugal. Alugar um carro pode ser dispendioso se estiver a viajar sozinho, os combustíveis são caros, muitas estradas têm portagens e o estacionamento na cidade é difícil. Utilizar a rede de transportes de Lisboa é a forma mais económica e poderá ser mesmo a mais rápida uma vez que apenas 10km separam o aeroporto do centro de Lisboa.

pf

Cozinha

A Cozinha Portuguesa é diversa e maravilhosa. Experimente um prato saudável de inverno, como feijoada (feijão, carne, salsichas) ou Cozido à Portuguesa (carne, batatas, feijão branco, e muitas vezes sopa). No verão, nada bate o peixe grelhado e os frutos do mar (peça Amêijoas à Bulhão Pato e não se esqueça do pão torrado com manteiga). Se você estiver com pressa, pode pedir uma Bifana (carne de porco) ou um Prego (carne de vaca). Para beber, você pode facilmente encontrar grandes vinhos, ou, se você quiser um licor, experimente ginginha, Favaios ou Moscatel de Setúbal.